REDIMOB

Crie um perfil Redimob

Perfil Redimob

Redimob

Redimob

Brasília, Distrito Federal

Rede Global do Mercado Imobiliário
Blogs
Atualidades
Redimob
Biblioteca
Amigos | 379

Pesquisar amigos
Localizar amigos
Convidar amigos

Ensino a distância: uma nova realidade na educação brasileira Voltar

Postado por: Redimob  |  02/02/2012 16:19:39
Fonte: Redação Redimob

Tamanho do texto:

Ter disciplina, dedicação e saber administrar o tempo são fundamentais para o sucesso da aprendizagem no EaD.

 

Hoje, o profissional vive uma corrida contra o tempo com muitos projetos a serem cumpridos em períodos escassos. Em meio a esta realidade turbulenta, a capacitação não pode ser deixada para trás e também foi se adequando à realidade. E nesse contexto, entram em cena os cursos à distância, ou EaD, como é popularmente chamado. E não são poucos os que aderem a esta modalidade. Segundo dados do Censo de Educação Superior 2010, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), a educação a distância soma 426.241 matrículas de licenciatura, 268.173 de bacharelado e 235.765 matrículas em cursos tecnológicos.

Mas quais as vantagens desta modalidade? Qual é o perfil do estudante que adere a fazer o próprio horário do estudo? Conversamos sobre o assunto com o diretor do Instituto Brasileiro de Educação Profissional-IBREP, Diogo Martins. A instituição oferece cursos à distância voltados ao mercado imobiliário e vem se destacando dentro do segmento quando o assunto é capacitação.

Em sua opinião, que fatores levaram ao avanço do ensino a distância no Brasil?

O avanço tecnológico e o advento da internet trouxeram mudanças significativas no modo de vida da sociedade, fazendo com que conhecimento e tempo se tornassem valiosos. Hoje, profissionais não desejam apenas uma formação, desejam também capacitação e conhecimento sólidos que os diferenciem em um mercado de trabalho exigente e competitivo. 

Frente a esta nova realidade, os cursos à distância surgem como uma proposta que vai de encontro ao desejo deste novo perfil profissional. 

Tais fatores contribuíram diretamente para o avanço do ensino a distância e fez com que a sociedade olhasse com outros olhos para esta nova modalidade, percebendo que ela prepara e exige mais dedicação do aluno.

Qual o principal diferencial dos cursos a distância? Por quê?

Os cursos a distância possuem algumas vantagens em relação a outro tipo de ensino, pois permitem que o aluno escolha a hora e local para iniciar seus estudos. Como se sabe, cada pessoa tem um ritmo de estudo próprio e a educação a distância possibilita que o estudo aconteça no tempo do aluno. 

Que pré-requisitos são imprescindíveis para aqueles que optam por estudar a distância? 

Como o aluno será responsável pela condução do próprio estudo, ter disciplina e saber administrar o tempo são fundamentais para o sucesso da aprendizagem. Adaptabilidade e flexibilidade também são outras características necessárias para quem opta pela modalidade de estudo a distancia.

Qual é o perfil dos alunos que optam por este modelo de ensino?

Hoje, nosso aluno é aquele profissional que valoriza o tempo e o conhecimento em sua vida profissional. Através de pesquisas, observamos que nosso público é formado por pessoas com mais maturidade, que fazem questionamentos, trocam informações, elaboram e expressam suas idéias de forma clara e concisa. 

Outra característica que notamos nos alunos matriculados no Curso de Técnico em Transações Imobiliárias, é a busca por uma nova profissão. Muitos já possuem formação, mas ainda assim, desejam investir em uma nova área que possibilite ganhos extras, flexibilidade de horários e realização profissional. 

Como você analisa a relação professor-aluno nos cursos online? E de que forma pode ser aprimorado?

Em nossa instituição consideramos que o objetivo do professor é acompanhar, gerenciar, supervisionar, interagir e avaliar o que está acontecendo com o aluno durante o período do curso.

O ensino a distância fez com que o papel do professor mudasse claramente: hoje ele orienta mais do que explica. É claro, que esta evolução também acontece na educação presencial; mas até agora evidenciamos a cultura da centralidade do papel do professor como o falante, o que informa, o que dá as respostas e não aquele que auxilia.

Na modalidade a distância, o professor pode disponibilizar materiais para leitura individual e propor atividades programadas, pesquisas, projetos, combinando o seu papel de informador com o de mediador e o de contextualizador.

Com o objetivo de promover esse novo conceito da relação professor-aluno, disponibilizamos recursos tecnológicos que auxiliam o papel do professor: fóruns, chats, biblioteca e videoaulas são algumas das ferramentas utilizadas durante o curso TTI. 

 



Para você isto é:
Votar:   |  Avaliação:  0         

Comente este conteúdo

Faça o login para postar...   Enviar

2 comentários   

Thatiana S.
Thatiana S., Há 2 anos
O Ensino a Distância veio revolucionar o modo de aprender e a internet foi um dos grandes adventos para proporcionar essa mudança na capacitação. O aluno tem que aprender a administrar o próprio tempo com disciplina, pois ele próprio é o que mais tem a ganhar com esta dedicação.

benedito
benedito, Há 2 anos
estou cursando tecnologia em negócios imobiliários na CESUMAR, Paraná, estou muito satisfeito com a forma que a instituição conduz o ensino, através de aulas ao vivo, toda sexta feira, com excelentes professores, conhecedores do assunto, que se aprofundan e nos transmitem de forma clara e objetiva tudo o que precisamos para nos tornarmos grandes gestores imobiliários. OBS. ainda não trabalho no ramo, mas já estou me preparando para iniciar uma trajetória de total sucesso.
Measure